quarta-feira, 7 de setembro de 2011

FESTIVAL CINEMA DO ORIENTE MÉDIO CHEGA A SÃO PAULO EM SETEMBRO


Com ficções e documentários de diversos países da região,
evento traz diretores, debates e palestras

O Festival Cinema do Oriente Médio começa dia 29 de setembro no CineSesc e na Galeria Olido. Com longas e curtas de países como Egito, Iêmen, Síria, Palestina, Israel, Turquia e Irã, o evento traz reflexões para a compreensão das regiões do Oriente Próximo, Médio, e de países islâmicos do Extremo Oriente, geralmente apresentados ao público de maneira simplificada. Pelos filmes, conhecemos as ricas, antigas e diversificadas culturas desses países que são vistos, em geral, como um todo homogêneo e estereotipado.

Além da exibição dos filmes, o Festival Cinema do Oriente Médio traz três diretores para palestras e a mesa de “Citizen Journalism”, um encontro sobre as novas mídias nas revoltas iraniana de 2010 e nas revoluções árabes que ocorreram ao longo desse ano.

Os filmes e debates da programação contribuem para resgatar o sentido de relação entre povos, culturas e religiões, colaborando para tornar o futuro um ambiente de vivências múltiplas e respeito às diferenças.

Entre os filmes em destaque estão:

  •   “18 Dias”, filme egípcio assinado por diversos diretores, sobre o processo revolucionário
  •         “O artesão”, de Ziryab Ghabery and Abdulrahman Hussain, do Iêmen
  •         “ Inundação no país do Baath”, do cineasta sírio Omar Amiralay, o mais importante  cineasta e documentarista sírio, falecido em 5 de fevereiro deste ano
  •         “Todas as restrições terminam” do iraniano Reza Haeri, com a presença do diretor
  •        "Malabarista" (112 min), Ibrahim El Batout, 2010, com a presença do diretor

Nenhum comentário:

Postar um comentário